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*** ALERTA COVID-19 *** 
ESTAMOS ATUANDO FORTEMENTE NA PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DESTA EPIDEMIA, COM MEDIDAS VOLTADAS A NOSSOS MORADORES, FAMILIARES, FUNCIONÁRIOS, FORNECEDORES E SOCIEDADE. CONTAMOS COM A COMPREENSÃO E COLABORAÇÃO DE TODOS (saiba mais).

Administração de um lar de idosos em tempos de coronavírus: desafios e aprendizados

 - Doutor, não aguento mais!

Este foi o meu primeiro desabafo desanimado depois de 4 anos na Vitalis Morada Sênior. Nos últimos dias fomos instados a responder várias notificações de entidades públicas: Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, do Meio Ambiente, Conselhos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, do Idoso, do Corpo de Bombeiros, dos Ministérios Públicos Estadual e do Trabalho, entre outros. Preenchemos questionários longos com uma enorme quantidade de informações, juntada de muitos documentos e fotos. Construímos um plano de contingência envolvendo todas as nossas áreas, tudo sem poder reunir os representantes em uma sala. Ficamos muitas horas ao telefone para adquirir produtos que se tornaram escassos e

 - Doutor, não aguento mais!

Este foi o meu primeiro desabafo desanimado depois de 4 anos na Vitalis Morada Sênior. Nos últimos dias fomos instados a responder várias notificações de entidades públicas: Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, do Meio Ambiente, Conselhos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, do Idoso, do Corpo de Bombeiros, dos Ministérios Públicos Estadual e do Trabalho, entre outros. Preenchemos questionários longos com uma enorme quantidade de informações, juntada de muitos documentos e fotos. Construímos um plano de contingência envolvendo todas as nossas áreas, tudo sem poder reunir os representantes em uma sala. Ficamos muitas horas ao telefone para adquirir produtos que se tornaram escassos e absurdamente caros, a manutenção trabalhou incansavelmente na estruturação física do espaço de isolamento, a equipe de nutrição adequou o espaço de refeições obedecendo o distanciamento e passou a higienizar e receber os insumos no pátio externo e transportá-los pessoalmente para o interior da cozinha. Igualmente, todas as demais mercadorias e também roupas e medicamentos, passaram a ser recebidas no portão externo. Mais tarefas foram adicionadas para o pessoal de apoio, passando então a higienizar todas as superfícies de contato e chão 4 vezes por dia. As enfermeiras organizaram a capacitação de pessoal de assistência sobre situações específicas envolvendo cuidados em função do Coronavírus e estamos mantendo atualizações permanentemente. Até por vezes nos surpreendemos ao nos dar conta de que são 4 horas da manhã e estamos no WhatsApp resolvendo procedimentos. Geramos um grande volume de informações e orientações para os envolvidos, demandando pesquisa constante e seletiva. Prestamos informações aos familiares e, na medida do possível, proporcionamos contato por áudio ou vídeo com os moradores. A equipe de terapia ocupacional, mesmo com as restrições impostas pelo momento, tem se desdobrado em criatividade para realizar atividades envolvendo o maior número de moradores.


Sim, tudo muito exigente. Mas meu desânimo não durou 5 minutos, porque em seguida o doutor acolheu minha aflição, tomou meu lugar literalmente e resolveu o problema do momento. Outras bênçãos em seguida me restabeleceram o entusiasmo: a compreensão dos familiares diante dos nossos “nãos”, o elogio do poder público por termos apresentado um excelente e exemplar material, a empatia de um colega nos faz rir, as palavras sábias de um colega médico nos dando confiança e coragem e, principalmente, o bem-estar dos moradores. Também, ajudas inesperadas vindas de familiares que nos auxiliam com ideias e ações positivas. Enfim, administrar todos os interesses e expectativas neste momento têm sido um imenso desafio sob vários pontos de vista: econômico, financeiro, jurídico, social, assistencial e pessoal, mas identifico também uma oportunidade de crescimento e aprendizado.


Aqui, as 5 equipes juntas formam uma defesa física e emocional para este minúsculo gigante inimigo não derrubar barreiras e não atingir um bem mais querido, nossos idosos. Hoje, mais do que nunca, eles são os pais, tios ou avós que já não temos ou não podemos ver, são nossos familiares mais próximos. Assim, o dia-a-dia tem se tornado um esforço constante para alegrar suas vidas, incentivando suas vaidades, passeando com eles nos dias de sol, comemorando suas pequenas conquistas, levando boas notícias, ouvindo suas histórias e aprendendo com eles. Nunca o slogan “sentir-se em casa” da Vitalis foi tão efetivo para nós, pois aqui passamos a maior parte das horas em que estamos acordados. No restante do tempo vamos para o lar somente para recuperar as energias e cuidar um pouquinho de nossos entes. Retornamos para mais uma jornada. De rotineira não tem nada. Cada dia uma nova experiência, um novo sentir, uma nova personagem. Desse modo, “ficamos sempre em casa”.


As incertezas e medos se diluem quando chegamos ao trabalho porque temos certeza de aqui estamos com toda a segurança possível, sob o olhar atento de nosso grande comandante, Dr. Eduardo Sabbi. Ele nos incentiva, nos exige e cuida de todos. E de Deus, que nos dá força e sabe dessa sagrada missão de proteger os mais vulneráveis. Desta forma ingressamos na Vitalis no início da jornada obedecendo todos os protocolos estabelecidos, com a certeza de fazer o melhor e com a confiança de que vamos passar por este momento fortalecidos para ao final comemorarmos com um enorme e afetuoso abraço, naquele formato de “antigamente”...

Nossa missão

Propiciar acolhimento e sentido à velhice dos nossos clientes e satisfação profissional dos que conosco trabalham.

Nossos valores

Vitalis Bororo Valores

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