Facebook Vitalis   Instagran Vitalis    Email Vitalis

*** ALERTA COVID-19 *** 
ESTAMOS ATUANDO FORTEMENTE NA PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DESTA EPIDEMIA, COM MEDIDAS VOLTADAS A NOSSOS MORADORES, FAMILIARES, FUNCIONÁRIOS, FORNECEDORES E SOCIEDADE. CONTAMOS COM A COMPREENSÃO E COLABORAÇÃO DE TODOS (saiba mais).

Desidratação no idoso

Ao longo da vida, passamos por vários ciclos em que mudanças fisiológicas específicas caracterizam cada fase. No envelhecimento não é diferente. Um dos cuidados nutricionais mais importantes com a pessoa idosa é a sua manutenção hídrica. Dentre as alterações sensoriais no envelhecimento está a hipodipsia, que é a diminuição do número e da sensibilidade de receptores corporais responsáveis pelo controle da sede. Em poucas palavras, o idoso sente menos sede mesmo que seu corpo esteja necessitando de água. Por isso, essa faixa etária é mais propensa a desidratações.

Ao longo da vida, passamos por vários ciclos em que mudanças fisiológicas específicas caracterizam cada fase. No envelhecimento não é diferente.

Um dos cuidados nutricionais mais importantes com a pessoa idosa é a sua manutenção hídrica. Dentre as alterações sensoriais no envelhecimento está a hipodipsia, que é a diminuição do número e da sensibilidade de receptores corporais responsáveis pelo controle da sede. Em poucas palavras, o idoso sente menos sede mesmo que seu corpo esteja necessitando de água. Por isso, essa faixa etária é mais propensa a desidratações.

Somente o oxigênio é mais essencial que a água na manutenção da vida do ser humano. O homem pode viver 5 semanas sem alimentação, mas somente 5 dias sem água em um clima moderado.

No Brasil, a desidratação é um dos dez diagnósticos mais frequentes na hospitalização de idosos. Os sintomas da falta de água no organismo são: boca seca, pele seca e murcha, pés e mãos inchadas e cabelo ressecado.

O guia alimentar para a população Brasileira recomenda ingestão de 6 a 8 copos de água por dia, e esta deve ser feita no período entre as refeições, várias vezes ao dia. No caso de idoso praticante de atividade física ou em dias mais quentes, o consumo deverá ser intensificado. Além da água, sucos, chás, água de coco, vitaminas, sopas e frutas ricas em água como melão, melancia, abacaxi e laranja ajudam a manter o corpo hidratado.


Patrícia Zamboni
Nutricionista da Vitalis Morada Sênior

Nossa missão

Propiciar acolhimento e sentido à velhice dos nossos clientes e satisfação profissional dos que conosco trabalham.

Nossos valores

Vitalis Bororo Valores

Nós apoiamos esta causa